Como decidir sobre a faixa etária mais adequada de um livro?
 
Essa é realmente uma questão importante para um debate… Acreditamos que o bom livro de literatura para crianças e jovens pode ser desfrutado por qualquer pessoa, não importando a idade, pois é um bom livro de Literatura. E ponto. Por outro lado, esta é uma loja virtual e queremos que os nossos clientes, pais ou professores, sem a nossa orientação e mediação no ato da compra, sintam-se mais seguros para fazer as suas compras. Então sugerimos que pesquisem de diferentes formas:
 
– Categoria Infantil com três faixas de idade (até 6 anos / 6 a 9 anos / 9 a 11 anos)
– Categoria Juvenil com duas faixas de idade (11 a 13 anos / a partir de 13 anos)
– Classificação de Gênero Textual: Poesia (tem “Para crianças” e “Para jovens”) ou Narrativa (tem “Cotidiano infantil” e “Cotidiano Juvenil”, entre outros sub-gêneros)
 
Alguns livros aparecem em mais de uma faixa de idade. Na Categoria “até 6 anos”, salientamos que todos os livros sugeridos são em papel e requerem supervisão dos pais quando manuseados pelo menores. Embora saibamos que as crianças iniciam o processo de alfabetização mais formalmente aos 6 anos, é claro que os livros sempre podem (e devem) ser lidos por pais e professores para uma criança que ainda não está alfabetizada!
Por fim, no caso da escola, esclarecemos que a nossa classificação serve apenas de referência. É indispensável que os professores leiam sempre o livro antes de indicar para seus alunos.